Vasco Pesquita, ex-aluno do Colégio dos Plátanos, faz parte da equipa da Agência Espacial Europeia (AEE) que tem como missão desviar um asteroide da rota de colisão com a Terra. Orgulho!

A missão, que está a ser coordenada em conjunto com a NASA, mais parece o enredo de um filme, mas é verdade. Um asteroide está em rota de colisão com a Terra e é a equipa deste ex-aluno dos Plátanos que está a trabalhar para que tal não aconteça. A função de Vasco Pesquita, de 26 anos, é coordenar a informação que chega ao centro espacial europeu de investigação e tecnologia, na Holanda, sobre o desenvolvimento da sonda e seus instrumentos, que está ser feito em vários laboratórios e empresas aeroespaciais europeus. Para além disso, Vasco Pesquita faz os estudos preliminares de todas as missões espaciais da Agência Espacial Europeia. Disse ao jornal Público, que publicou uma notícia sobre esta equipa, que “não podia estar mais satisfeito. Trabalhar na AEE está a ser fantástico". Sem dúvida um exemplo a seguir.

Marcações: Notícia Ensino