Redes sociais

Acompanhe também as nossas páginas nas redes sociais

Tecnologia no aspirador e até no fecho-éclair

Os personagens da Estação de Aprendizagem, o Joca e a mãe, apresentaram vários eletrodomésticos à turma e os meninos diziam para que serviam: a máquina de lavar roupa, o frigorífico, a televisão ou um aspirador. Ficaram depois muito atentos para saber como funcionavam. Um frigorífico não é um armário com portas.

Tem lá dentro um líquido especial que viaja por uns tubos na parte de trás do frigorífico e que mantém tudo muito fresquinho. Os meninos sopraram para um pedaço de gelo para verem o vapor que se forma e ficaram muito admirados. Depois, para perceber o funcionamento do aspirador, beberam água por uma palhinha. Já fizeram isso imensas vezes é certo, mas agora sabem que funciona por causa de um vácuo que se cria.

A atividade do quadro interativo foi muito divertida. Os meninos deslocaram o aspirador com o seu dedo e apanharam o pó do chão do quarto de um menino muito desarrumado. Tinham que movimentar o aspirador com cuidado para não aspirar o gato nem as roupas espalhadas no chão. Com tudo limpinho, os meninos batem palmas!

O narrador da Estação de Aprendizagem prossegue com o tema. Ele-tri-ci-da-de, os meninos dizem todos juntos. Não se vê, não se ouve e nem se pode cheirar. São uma espécie de trabalhadores pequeninos chamados eletrões e que correm pelos fios trazendo energia às máquinas. Sem ela não seria possível pôr a trabalhar o aspirador, máquina de lavar, o forno e nem as lâmpadas. Os meninos observam os filamentos de uma lâmpada incandescente. O Joca explica: “Os pequenos trabalhadores chamados eletrões correm pelo fio, enfiam-se lá dentro e fazem aquele fiozinho lá dentro brilhar com muita força”. A explicação é simples e os miúdos entendem perfeitamente. Depois fazem a experiência com uma pilha de 9 volts e uma lâmpada pequenina. À vez, os meninos aproximam os cabos à pilha e a luz acende-se. Não é magia, é eletricidade!!

Mas atenção crianças, que tecnologia não são só coisas complicadas. Um botão da camisa também é tecnologia ou um fecho éclair ou um leque, que mantém o Joca fresco no verão sem energia elétrica. “Só usa energia de criança”, diz a mãe do Joca a brincar. Os meninos acham graça e adoram!

Marcações: Fastrackids, Todos os alunos