Redes sociais

Acompanhe também as nossas páginas nas redes sociais

À descoberta do corpo humano

Aprenderam também a função dos órgãos mais importantes do corpo, sentiram as pulsações, inspiraram, expiraram e puseram-nos todos no lugar no quadro interativo.

“Qual é o animal que tem duas pernas, vive na selva, nas montanhas e no deserto?” Na sala do Fastrackids, os meninos tentam adivinhar, mas não chegam lá. Atiram nomes, mais ou menos ao acaso, até que é dada outra pista. “Estão alguns dentro desta sala….” Surpreendidos, olham em volta, e apontam para os “animais” feitos por eles em aulas anteriores: aranhas, peixes, tartarugas... Só quando surge a última pista, os meninos descobrem. “Este animal tem 10 dedos nas mãos e 10 dedos nos pés”. “Somos nós!”, - exclamam muito contentes. É verdade somos nós, o animal humano. De vários tamanhos, vivem espalhados pelo mundo inteiro e conseguem fazer coisas incríveis, por causa do corpo humano. Samanta e Samuel, os meninos interativos do Fastrackids, iniciam a viagem com os alunos.

“Vamos ver como é o vosso esqueleto, coração, pulmões, estômago, músculos, cérebro e pele. Estão prontos para a viagem?

Todos sabem o que é o coração e onde ele fica no nosso corpo. Mas o seu aspeto verdadeiro, que as crianças vêm no quadro interativo, é bem diferente dos corações que as crianças já sabem desenhar.

Com a mão no peito, sentem as batidas. Depois, e seguindo as orientações da professora, dão 10 saltos no mesmo lugar, trabalhando também aqui a perceção matemática, e verificam que o batimento ficou mais acelerado.

Seguem-se os pulmões, outro órgão importantíssimo, desta vez, responsável pela produção de oxigénio e sem ele, os meninos sabem, não respirávamos. Com o mesmo exercício que fizeram quando sentiam o coração, 10 saltos no mesmo lugar, os meninos percebem que quando correm, inspiram e expiram mais vezes.

Por último, o estômago, uma espécie de saco, com músculos muito fortes e que produz um líquido que transforma a comida numa espécie de papa. Aqui, os meninos aprendem uma palavra nova: digestão, que é explicada na Estação de Aprendizagem e consolidada pela professora. A digestão é a transformação dos alimentos e começa na boca, logo, logo quando damos uma trinca na bolacha. Para perceber melhor este processo, esmagam com as suas mãos, bolachas que a professora colocou num saco, para simular o estômago.

Depois de entendidos estes órgãos, os meninos pintam-nos na sua folha de trabalho e, depois de os recortar, colam-nos no sítio correto do corpo humano. Fazem o mesmo no quadro interativo, arrastando-os para o sítio correto. Cuidado para não trocar tudo e colocar o coração no joelho!!!

Marcações: Fastrackids, Todos os alunos