Redes sociais

Acompanhe também as nossas páginas nas redes sociais

Ímanes e eletricidade estática

No primeiro módulo do ano, os FastracKids do Colégio dos Plátanos ficaram a saber que a eletricidade não está só nos interruptores das luzes.

O módulo que trabalharam na Estação de Aprendizagem foi “Forças Magnéticas e Eletricidade Estática”, inserido no tema das Ciências Naturais. E antes de começarem a aprender mais sobre o tema, construíram etiquetas com os seus nomes para poder realizar as experiências como os cientistas.

Os alunos perceberam o que é isso da força magnética através de um íman, iguais àqueles que têm nos frigoríficos lá de casa e que conseguem agarrar alguns objetos. Mas que objetos são esses? Os pequenos cientistas descobriram, através de experiências, que o íman agarrava clips, chaves, parafusos e agrafos, mas não funcionava com os lápis, as canetas, uma maçã ou um novelo de lã. Porquê? Porque só agarra as coisas que são de metal, que têm ferro na sua composição. Como são cientistas, classificaram os objetos separando-os entre os que são magnéticos e os que não são. Muito bem!

Depois disso, aprenderam sobre eletricidade estática, que está por todo o lado, até no nosso corpo. Friccionando uma caneta de plástico perceberam que era capaz de agarrar um pedacinho de papel, tal como fazem os ímanes. Mas atenção. Através dos personagens da Estação de Aprendizagem também descobriram que a energia dos magnetes pode estragar algumas coisas como cassetes e até cartões multibanco.



Marcações: Fastrackids, Todos os alunos