Bem-vindos ao laboratório

O grau de interesse do que é estudado aumenta substancialmente quando os alunos realizam uma experiência de laboratório, ao invés de a estudarem apenas na teoria. No caso, os alunos do 2º ano visitaram este espaço para verificar porque se estragam os alimentos com a ação do tempo e como aparece o bolor, em dois frascos de pão e fruta. Todos os dias os frascos são observados por alunos que preenchem os dados numa ficha.

No 4º ano, o objetivo da experiência é saber se os ossos se mantêm sempre resistentes. Com recurso a ossos de frango, água e vinagre, os alunos irão verificar que as substâncias ácidas provocam o desgaste do cálcio existente nos ossos, enfraquecendo-os. Também eles receberam uma ficha com o procedimento a ter no laboratório e uma tabela de observação. O que acontece ao osso e o que acontece à água ou ao vinagre. Um grande obrigado à professora Maria José Sequeira!