1º Ano de vento em popa

São muitas as novidades para os alunos do 1º ano. Nova sala, nova professora e novas regras para cumprir. Para que os meninos não se esqueçam de nenhuma, as professoras mostraram os cartazes das regras de bom comportamento e todos falaram sobre elas. Trabalhar em silêncio, ter uma boa postura, ser amigo e respeitar, entrar e sair da sala de forma ordeira, arrumar o material e ouvir o professor com muita atenção. Há mais, estas são apenas algumas. Depois, em pares, os alunos coloriram os desenhos que afixaram na parede. Ficou muito giro!

Outra das tarefas deste arranque escolar foi escrever o próprio nome no quadro da sala, assim mesmo, como aprenderam na pré. Há que treinar a motricidade fina e as professoras têm atividades super divertidas, com recurso a plasticina, grafismos e recorte, para os meninos fazerem aquilo a que chamam “ginástica de mãos”.

Outro dia foram ao Laboratório de Físico-Química fazer uma experiência relacionada com tecidos frios e tecidos quentes. É isso mesmo, está no programa de Estudo do Meio. Sob a orientação da professora Maria José Sequeira, os meninos envolveram latas com tecidos frescos de algodão e tecidos grossos de inverno. A professora colocou lá dentro água quente e termómetros para ver qual o tecido que mantém a temperatura mais tempo. Os meninos gostaram muito. E quando o frio chegar, vão com certeza escolher as peças de roupa mais quentinhas...