Como me sinto hoje?

Na sala da Infantil 2, os pequeninos estão a aprender a lidar com as suas emoções. E já agora, o que é isso?

Expressar sentimentos não é fácil quando se tem apenas três ou quatro anos. Mas dizer o que sentem tornou-se mais fácil na sala da educadora Carla Leitão, devido ao projeto das emoções que arrancou no início do ano com a educadora estagiária Margarida Gomes, que acompanha os meninos naquela sala. Não é assunto para um dia ou dois, mas para todos os dias. Aos poucos e com iniciativas que os cativam, os meninos aprendem a expressar melhor os seus sentimentos. No início do ano os alunos pintaram várias carinhas (felizes, tristes ou espantadas) e colaram-nas num pauzinho, daqueles iguais aos usados para espreitar a garganta quando vão ao médico. E todos os dias, consoante a emoção que têm, assim colocam a sua carinha. É um ritual e eles adoram.

Todos fizeram desenhos com o que os faz sentir felizes ou contentes. Outras das fases do projeto incluiu a composição de um cartaz com um enorme coração de cartolina lá dentro e onde os meninos colaram palavras que para eles fazem sentido estar dentro do coração. “Adoro-te”, “Amizade”, “Ser amigo”, tudo frases escritas pelos alunos. Ao centro, uma fotografia de grupo.