Campanha anual de troca de brinquedos…e não só!

Há já alguns anos que os nossos alunos e funcionários conhecem a regra dos “três erres” mas está na altura de recordar a sua ordem e significado ecológico.

A PRIORIDADE É REDUZIR A QUANTIDADE DE RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS – PRIMEIRO R! Esta ação é tanto mais educacional quanto entendermos que somos uma sociedade ainda maioritariamente consumista! Neste contexto insere-se a campanha anual de troca de brinquedos, livros, roupa, calçado, entre outros, que deixando de ser considerados úteis pelos seus donos são trocados entre eles em vez de serem depositados no lixo comum. Esta é uma das formas do colégio incentivar os seus alunos e funcionários a tornarem-se mais ecológicos no seu quotidiano.

De qualquer forma, não podemos esquecer os outros erres: REUTILIZAR O QUE FOR POSSÍVEL – SEGUNDO R! Nem a sua inclusão em todas as atividades que o colégio dinamiza ao longo de cada ano letivo. Os trabalhos curriculares e as atividades extracurriculares incluem sempre a vertente ecológica como forma de educar cidadãos para o futuro.

E FALTA O TERCEIRO MAS NÃO MENOS IMPORTANTE R – RECICLAR! E porque, não menos importante, é relevante esclarecer que são as empresas que conseguem realizar esta proeza, isto é, transformar os resíduos em novas matérias-primas para a produção de novos produtos, sem retirar mais nada à Natureza. A nós cabe um papel igualmente importante, separar corretamente os resíduos. Esta atuação permite valorizar o processo de reciclagem e diminuir os custos das matérias-primas e, consequentemente, dos novos produtos para o mercado.

VIVER NESTA POLÍTICA DOS TRÊS ERRES, PELA ORDEM CORRETA, AJUDA A CONSTRUIR UM FUTURO MELHOR PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.