Hoje lixo, amanhã arte

O trabalho foi feito em casa, no âmbito do programa Eco-Escolas e foram utilizados todo o tipo de materiais. A partir destes, os alunos tinham que desenvolver um desenho que podia ser o que eles quisessem. Olhando para uma borracha redonda, uma aluna “viu” a cabeça de uma borboleta. E a partir de uma mola da roupa um aluno fez o corpo da borboleta.

Outro desenho mostra o voo descendente de um pássaro, cujo corpo é... uma régua partida. Uma palhinha dobrada serviu de inspiração para um saxofone, a tampa de uma caneta para um foguetão ou até para a cabine de um comboio, um clip e um rolo de fita adesiva para o nariz de um porco e a peça de um brinquedo, certamente perdida do seu conjunto, é agora o bico de uma cegonha. A inspiração não acaba aqui. A apara de um lápis amarelo resultou num lindo cavalo marinho, uns velhos atacadores apertam agora uns calções e são também o cabo de um chapéu de sol. Um pequeno pedaço de fita natalícia ganhou vida numa bonita árvore de Natal e o velho laço de um presente voltou a servir para isso mesmo. Pedia-se algo simples aos alunos e foi isso mesmo que fizeram. Simples, mas com muita criatividade. Os trabalhos estão agora a enfeitar a porta e janelas das salas de aulas.