Tarefas e videoconferências também na Educação Pré-Escolar

São pequeninos, mas também têm escola em casa. Os alunos da Educação Pré-Escolar têm sessões diárias de videoconferência com as educadoras e tarefas para fazer.

À semelhança dos outros ciclos, os alunos das cinco salas da Educação Pré-Escolar, (três aos cinco anos) também estão a trabalhar diariamente. Todos os dias as educadoras fazem uma reunião de 30 minutos com os meninos via ZOOM. Contam histórias, explicam as atividades planificadas para o dia e debatem temáticas diversas relacionadas com os animais, natureza, alfabeto, números, sílabas, etc. Mantém-se o projeto de consciência fonológica e as atividades curriculares de Educação Física são realizadas duas vezes por semana e de Música uma vez por semana, também através da plataforma ZOOM, com os respetivos professores. Os alunos adoram este contacto. O programa FastrackEnglish foi adaptado para se poder continuar a trabalhar a língua inglesa uma vez por semana.

Dar continuidade às aprendizagens programadas não é o único aspeto importante destas comunicações diárias. É fundamental manter as relações entre todos: educadoras e alunos e entre eles também. Para além deste contacto de grupo, as educadoras também estão disponíveis para apoiar os alunos de forma individual, através de videoconferência.

Quanto às atividades assíncronas, estas são planificadas semanalmente e enviadas aos pais com antecedência para que consigam apoiar os alunos na realização das tarefas como por exemplo, fantoches, atividades culinárias, desenhos, fichas, etc. Os trabalhos são depois enviados por ClassDojo para as educadoras corrigirem e indicarem sugestões de melhoria.

Atividades Complementares à Família

O Colégio organizou ainda um conjunto de atividades complementares às famílias da Educação Pré-Escolar, envolvendo assim os alunos, irmãos e pais em atividades divertidas e enriquecedoras para todos. O objetivo é promover uma altura do dia em que pais e filhos possam partilhar um momento em conjunto, desenvolvendo as competências de cada um. As atividades (Artes em Movimento, Dança, Mindfulness e Hora do Conto) são dinamizadas através da plataforma ZOOM, são gratuitas e a participação é voluntária. As aulas são gravadas e disponibilizadas no canal privado de Youtube criado para o efeito, para que todos possam ver em qualquer momento. Irá também ser iniciado um momento semanal de cada atividade, de modo a verificar a adesão das famílias. Caso a adesão seja significativa, avançar-se-á com mais atividades.

É também neste canal privado de Youtube, ao qual têm acesso apenas os pais da Educação Pré-Escolar, que são colocados os vídeos das aulas de Música, Educação Física, Inglês e das atividades. Desta forma, quem não possa assistir às aulas em direto, ou queira simplesmente revê-las, tem os vídeos disponíveis no canal.

O balanço que as educadoras fazem é espetacular. As famílias estão a fazer de tudo para cumprirem com a planificação e apoiar os filhos. Apesar da distância, a relação entre o Colégio e as famílias está sem dúvida mais forte e unida. Obrigado a todos!

[widgetkit id="316"]