Donativos e desenhos dos Plátanos chegam à Ucrânia

Conseguimos detetar um donativo enviado por nós para a Ucrânia através de uma fotografia publicada pelo Centro de Apoio à Ucrânia.

Foi uma emoção enorme reconhecer, numa das fotografias partilhadas na página de facebook do Centro de Apoio à Ucrânia, uma embalagem de papa com um coração, doada pelos Plátanos, já na posse de uma família ucraniana. Na altura em que foi feita a recolha de donativos no Colégio, a turma do 3.ºA pintou vários corações onde estavam escritas algumas palavras de conforto em ucraniano e colou-os diretamente em vários produtos que seguiram depois para doação. Eram vários, entre produtos alimentares, de higiene e se saúde. E foi uma dessas embalagens que foi identificada já na posse de uma família que enviou a fotografia para Portugal. Infelizmente, no nosso arquivo de fotografias apenas conseguimos encontrar uma embalagem de soro fisiológico com o coração, no meio dos outros produtos ainda antes de serem embalados.

Ficámos também a saber que as caixas de cartão com material médico enviado para a Ucrânia foram acompanhadas pelos desenhos feitos pelos alunos do Pré-Escolar e mensagens em ucraniano, escritas por alunos do 3.º ciclo.

O envelope com os desenhos, entregue no Centro de Apoio à Ucrânia juntamente com os donativos do Colégio, foi aberto posteriormente pelos responsáveis do Centro que acharam por bem distribuir o conforto dos desenhos pelas várias unidades que iriam receber as caixas. A comovente descoberta foi feita de forma casual por uma aluna do 8.º ano que ali faz voluntariado e que percebeu que os desenhos nas caixas eram dos alunos dos Plátanos. As caixas, que entretanto já seguiram viagem, continham analgésicos, anti-inflamatórios, paracetamol, material de primeiros socorros e até leite em pó para as maternidades, material este doado por várias entidades e particulares que, tal como nós, fizeram donativos.

O Centro de Apoio à Ucrânia continua a precisar de donativos. Quem quiser e puder colaborar pode entregá-los nas suas instalações na Rua das Eiras, n.º 64 pavilhão C, muito perto do novo Centro de Saúde de Mem Martins.

[widgetkit id="426"]