Alunos do 5.º ano aprendem a salvar vidas

Os alunos do 5.º ano tiveram uma aula de Suporte Básico de Vida com os bombeiros de São Pedro de Sintra.

O que fazer a uma vítima em caso de acidente? Os alunos do 5.º ano aprenderam a sequência de procedimentos que devem executar, caso estejam perante uma situação de emergência em que haja uma vítima em paragem cardiorrespiratória. A “aula” foi dada por dois membros da corporação dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, habituados a prestar socorro em inúmeras situações.

Primeiro passo: assegurar que há condições de segurança para prestar auxílio.

Segundo passo: verificar se a vítima está consciente e a respirar.

Terceiro passo: ligar para o 112. Os alunos ficaram a saber não só que este número de emergência é o mesmo em todos os países da Europa, mas também como a rapidez do socorro vai depender da qualidade de informações que forem dadas ao operador, como o nome e número de telefone, a localização e estado da vítima.

Quarto passo: fazer suporte básico de vida, 30 compressões e duas insuflações (apenas se forem garantidas as condições de higiene e segurança). De seguida os alunos passaram à ação e realizam todos os procedimentos num boneco trazido pelos membros da corporação.