Colégio dos Plátanos

1º Ciclo

Depois de a criança ultrapassar os estádios iniciais do desenvolvimento, ingressa no 1º Ciclo com a disponibilidade para fazer novos investimentos, principalmente nas aquisições escolares especificas.

Pre-escolar

No 1º Ciclo, a criança direciona a curiosidade intelectual para os diversos tipos de aprendizagem. Neste sentido, as práticas pedagógicas no Colégio dos Plátanos atendem às características específicas de cada aluno, de modo a proporcionar condições ideais para o seu desenvolvimento e das suas aprendizagens. O ensino do Colégio dos Plátanos é orientado interdisciplinarmente, com o objetivo de que todas as componentes programáticas contribuam para a formação académica, pessoal e social dos educandos, incrementando a aquisição das competências e conteúdos programáticos, bem como o espírito crítico, o desenvolvimento criativo, a plasticidade cerebral e os valores cívicos, entre outros. Desta maneira, considera-se que “se queremos matar a fome a alguém, mais vale ensiná-lo a pescar do que presenteá-lo com um peixe” e, neste contexto, consideramos que se ensinarmos os nossos alunos a pensar e a estudar, estaremos a promover a melhoria das performances escolares e a contribuir para o sucesso educativo e pessoal através da máxima “aprender a aprender”.

No Colégio dos Plátanos incluímos no Programa Curricular do 1° Ciclo a aprendizagem da língua inglesa, a Educação Física e a Educação Musical por considerarmos que deste modo estamos a contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso dos nossos alunos. As visitas de estudo que abrangem aspetos relacionados com a componente programática do curriculum têm uma base multidisciplinar e pretendem abrir os horizontes culturais, sociais, artísticos e estéticos dos nossos alunos. Na ocupação dos tempos não letivos, para além dos espaços de lazer e de recreio, o Colégio dos

Plátanos dispõe de uma Biblioteca, a funcionar no período de almoço e ao fim da tarde, bem como de salas de estudo e apoio e diversas atividades extracurriculares que os alunos podem frequentar como fastrackids, natação, ballet, judo, karaté, golfe, capoeira ou cerâmica. A equipa do 1° ciclo é constituída pelos professores titulares de turma, professor de apoio, professores das diversas atividades curriculares e pessoal auxiliar, orientados por um Coordenador que assegura, não só a gestão deste ciclo de ensino, mas também o atendimento e apoio personalizado a Pais e/ou Encarregados de Educação.

“O ensino deve ser de modo a fazer sentir aos alunos que aquilo que se lhes ensina é uma dádiva preciosa e não uma amarga obrigação.”

FAÇA JÁ A PRÉ-INSCRIÇÃO ONLINE, DO SEU EDUCANDO PARA O PRÓXIMO ANO LÉTIVO.