Colégio dos Plátanos

2º Ciclo

No 2º Ciclo procuramos proporcionar aos alunos um acompanhamento que ajude a minimizar a adaptação a um novo ciclo, onde os alunos deixam de ter apenas um professor passando a ter diversas disciplinas, professores e uma carga horária diária diversificada.

2ºciclo

É, por isso, prioridade de todos os que aqui trabalham, que os alunos sintam a nossa contribuição para o seu bem-estar, fomentando o diálogo e uma relação de confiança entre alunos, pais e professores. Procuramos ir ao encontro das suas necessidades, preparando-os para uma vivência exigente que devem ser capazes de enfrentar com responsabilidade, autonomia e confiança.

No 2ºCiclo os alunos dispõem de atividades variadas, que consideramos bastante úteis e enriquecedoras para a sua vida futura; visitas de estudo, trabalhos de projeto; torneios desportivos, entre outras. O Colégio proporciona aos alunos do 2º Ciclo o Apoio ao Estudo, nomeadamente aulas de Métodos de Estudo e Organização Pessoal e Apoio de Português e de Matemática que pretende desenvolver atividades de planificação de tempo de estudo; desenvolver competências de leitura e escrita; auxiliar na resolução de problemas, na elaboração de apontamentos, na preparação para fichas de avaliação e no desenvolvimento de competências sociais: o respeito pelos outros, a cooperação; desenvolver a capacidade

de definir objetivos pessoais de aprendizagem, levando o aluno ao autoconhecimento e no desenvolvimento de competências de consulta e utilização de diversas fontes de informação com recurso às novas tecnologias. O Gabinete Psicopedagógico tem uma intervenção direta com os alunos, e em articulação com professores e Diretores de Turma, no acompanhamento aos alunos, inserindo-os em programas de organização e método de estudo e na área da caligrafia e ortografia, porque os nossos alunos são uma prioridade, desejamos contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual procurando organizar e proporcionar uma aprendizagem útil e compensadora para o seu futuro.

“O ensino deve ser de modo a fazer sentir aos alunos que aquilo que se lhes ensina é uma dádiva preciosa e não uma amarga obrigação.”

FAÇA JÁ A PRÉ-INSCRIÇÃO ONLINE, DO SEU EDUCANDO PARA O PRÓXIMO ANO LÉTIVO.