Festa apela à proteção do lobo ibérico

O texto foi escrito pelos alunos do 6ºB e encenado pelos meninos do 1º e 3º ano, que gesticulavam acompanhando o texto que se ouvia em voz off. E neste trabalho realizado no âmbito do programa Eco-Escolas, não há vilões, nem olhos e bocas grandes e muito menos barrigas abertas por caçadores.

Nada disso! Era assim esta história: A caminho da casa da avó, no meio da floresta, a Capuchinho Vermelho encontra não um lobo mau, mas um lobo ibérico, que, como todos sabem, está em vias de extinção. A menina não ficou com medo e começou a conversar com ele. Triste, o lobo explica-lhe que tem muitos filhotes para alimentar, enternecendo desta forma a menina que, sem hesitar, distribui o conteúdo da cesta pelos lobinhos que entretanto apareceram. Chegada a casa da avó, com a cesta vazia mas o coração cheio, fala-lhe do sucedido. A avó não ficou surpreendida e decide ir com a neta à procura dos animais para os levar para o Grupo Lobo, uma associação de proteção.

Palmas. Muitas palmas para esta atuação que nos lembrou do dever que temos de proteger este animal selvagem. Note-se que no início do ano, os alunos do 6ºB foram desafiados pela professora Sofia Lima, responsável pelo programa Eco-escolas, para recontarem um conto tradicional que sensibilizasse para a conservação do lobo ibérico.

A festa teve ainda momentos musicais, com canções muito alegres, como estava a ser aquela noite para todos. A professora Raquel Elói assumiu a direção musical, bem como as atuações com flauta. No final, os alunos cantaram uma canção que retratava o seu percurso no colégio. Parabéns a todos!