Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

Vamos ao médico?

Falamos de um estetoscópio, um termómetro ou radiografias. Mas vamos por partes. Para introduzir o conceito de microscópio, os personagens da Estação de Aprendizagem começaram por falar aos meninos de uma coisa muito comum: os óculos. Os meninos conhecem muita gente que os usa. São lentes, que servem para ver melhor e cada pessoa tem os seus. Os microscópios também são feitos de lentes curvas e que permitem que vejamos coisas muito, muito, muito pequeninas.

Os meninos tentam adivinhar o que está na lamela do microscópio da Estação de Aprendizagem, comparando-os com os ícones que se apresentam na lateral. Não é fácil e não acertam à primeira, vão lá pela cor, mas são chamados à atenção de que o que está na lamela é apenas uma parte muito pequenina daquilo que está a ser observado. Ah, é afinal a perna de um inseto. Ui, tão peluda, vista ao microscópio! Os meninos observam depois um cabelo humano ou um pedaço de tecido.

Mas afinal o que é que um médico precisa de ver ao microscópio? Muita coisa. O microscópio serve para ver coisas pequeninas no nosso corpo quando estamos doentes, como o nosso sangue, ou na nossa garganta, quando temos amigdalites, por exemplo.

Os meninos observam a aparência do sangue na lamela da Estação de Aprendizagem. Tem tantas coisas! É verdade. Glóbulos vermelhos, que levam oxigénio aos pulmões e os brancos, que combatem as bactérias. Os meninos fazem depois um jogo no Ecrã Interativo da luta dos glóbulos brancos com as bactérias, deslocando-os para cada uma delas. Parece brincadeira, mas a verdade é que quando o corpo está doente tem que trabalhar muito! Os meninos divertem-se.

Segue-se um objeto muito conhecido: o termómetro. Para que serve? Todos sabem, porque já todos tiveram febre e a todos já foi medida a temperatura. Não dói nada e os meninos recordam situações que o utilizaram. Há os de colocar debaixo do braço e os de colocar no ouvido. A professora passa o termómetro e todos os alunos podem mexer. Mas há outra maneira de os médicos saberem se estamos doentes, que é utilizando o estetoscópio, uma palavra difícil de dizer mas que os meninos sabem que serve para ouvir o coração e os pulmões. Consegue-se ouvir porque na parte redonda que encosta ao corpo, existe uma peça muito fininha e que é muito sensível ao som. E agora que já sabem, os alunos vão ouvir o seu coração com um estetoscópio de verdade. Silêncio, atenção: “pum, pum, pum”, cá está o coração da Inês! As crianças adoram!

Os personagens da Estação de Aprendizagem contam um episódio em que a Glória caiu da bicicleta e magoou o pulso. Para saber se estava partido fizeram-lhe uma radiografia, também chamado de raio-x. Não dói nada. É uma fotografia tirada com um papel especial e que mostra os ossos. No jogo das radiografias, os meninos têm que adivinhar a que animal pertencem: a um cão, um peixe, um morcego ou uma rã e depois disso, observam uma radiografia de verdade. No dentista também podemos fazer radiografias para ver se algum dente tem uma cárie. Toca a lavar muito bem os dentes!