Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

Ganhar e gastar

Vamos por partes então. Os personagens da Estação de Aprendizagem quiseram saber em que parte do mundo tinha sido feito o seu mealheiro. Foram até às ilhas Figi, Egito, Gana, Índia, mas não tiveram sorte.

Nestes países havia muitas outras coisas para vender: colares, pirâmides em miniatura, chocolate, mas não um mealheiro igual, já que, (descobriram na última etapa da sua viagem), este era fabricado em Portugal. A viagem serviu para que as crianças se apercebessem da economia global, ou seja, que todas as pessoas criam, cultivam ou desenvolvem diferentes produtos para trocar ou vender. E para que serve um mealheiro? As crianças sabiam bem: para poupar dinheiro! E deram início à construção e um, recorrendo a um rolo de papel higiénico. Pintaram o corpo e as orelhas de um coelho e colaram tudo com a ajuda da professora. Adoraram o seu coelhinho mealheiro!

O menino da Estação de Aprendizagem também poupou para comprar um jogo eletrónico que tinha visto na televisão. Como era caro, a mãe disse-lhe que ele teria que ganhar dinheiro para o comprar. Fez então várias tarefas, já apresentadas aos alunos FastracKids na lição anterior, (lavar carros dos vizinhos, cortar a relva, passear os cães). Por cada tarefa recebia algumas moedas. Os meninos falaram do que comprariam se ganhassem algum dinheiro: uma boneca Elsa que canta, um vulcão, um foguetão, um Lego Batman.

Na aula FastracKids os alunos também conseguiram ganhar algumas moedas, consoante acertavam nas perguntas lançadas pelo Ecrã Interativo. Gastaram-nas depois na loja do FastracKids. E como tinham que relacionar o dinheiro com o preço dos artigos à venda, fizeram também um pequeno exercício de Matemática do quotidiano. Bravo!