Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

O que vamos comprar?

Vamos por partes então. O que necessitamos para viver e o que desejamos? As respostas foram curiosas, mas no final, todos os meninos perceberam que gostamos muito de bolas, peluches e outros brinquedos, mas não precisamos deles para viver. Esta aprendizagem permitiu que os meninos venham a ser consumidores mais informados e por isso mais responsáveis na hora de escolher o que colocar no carrinho de compras. No quadro interativo da Estação de Aprendizagem seguiram-se depois vários exercícios. Com algumas moedas virtuais, ou seja, um orçamento, os alunos tiveram que escolher o que comprar para uma festa de aniversário o que obrigou à realização de algumas contas. Tiveram ainda que organizar os artigos numa loja consoante os seus preços.

E a qualidade do que compramos é importante? Claro que sim. A maçã fresquinha ao lado da maçã com uma lagarta ou um urso de peluche impecável ao lado de um todo rasgado consciencializaram-nos para o modo como se gasta o dinheiro. Esta questão conduziu depois os alunos ao conceito de publicidade. “Se comeres estes cereais corres mais rápido do que um comboio”, dizia o anúncio no Ecrã Interativo. Os meninos hesitam na resposta, mas rapidamente percebem que é um exagero. E mais importante do que isso, percebem o porquê desse exagero. “Para nos convencer a comprar”, é isso mesmo.

Então e a oferta e procura, o que é isso afinal? Fácil. Um cromo de uma caderneta que todos os meninos já têm, não tem o mesmo valor do que um cromo que nunca sai. Por ser raro, este tem muita procura e vale mais moedas do que o cromo que todos os meninos têm, porque já não tem procura. Ou então, que sentido faria uma loja de pás para a neve no verão, quando todos só pensam na praia? Nenhum. De seguida os meninos puseram-se a pensar sobre que loja abririam no seu bairro. As respostas foram muitas e todas elas cheias de lógica. Uma loja de animais porque há muitas pessoas a passear cães, uma loja de brinquedos porque há muitas crianças, um supermercado porque há muitas famílias e precisam de comer.

Tudo entendido. Até à próxima!