Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

O que são as moléculas?

Neste sentido, viram o que acontece às moléculas de água quando são expostas ao frio e ao calor. Sendo abordados, assim, conceitos como solidificação, vaporização, condensação e precipitação. Ou seja, a água no estado sólido, líquido e gasoso.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar no quadro interativo e numa folha uma atividade que consistiu em indicar o caminho mais seguro que um menino deveria percorrer para chegar ao outro lado de um lago. Conforme podem ver pelas fotografias.

Posteriormente os alunos puderam experienciar o que acontece a uma pedra de gelo quando a colocamos nas mãos. A pedra de gelo começa da derreter com o calor da nossa mão, e assim, a água passou do estado sólido para o estado líquido.

Os alunos do Fastrackids também puderam verificar, através da realização de uma experiência, o que acontecia ao açúcar quando era introduzido num copo de água. Inicialmente foi colocada uma pequena quantidade e posteriormente uma quantidade superior.

Na primeira parte da experiência os alunos constataram que o açúcar se dissolveu na água rapidamente.

Já na segunda parte verificaram que o açúcar já não se dissolveu todo, abordando-se implicitamente o conceito de saturação.

Nesta semana os alunos foram desafiados a criar as suas próprias moléculas. Para tal, foi-lhes disponibilizado bagos de uvas (os átomos) e palitos. Aqui fica o exemplo de algumas das moléculas criadas.

Ficaram lindas!!!