Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

Na exploração do reino vegetal

Todos a bordo do veículo Explorador Científico da Vida, que a experiência vai começar! No ecrã interativo da sala, os alunos usam o botão da Estação de Aprendizagem para encolher. A fingir, claro! Ficam pequeninos, como formigas, pois desta forma conseguem examinar com outros olhos o que todas as plantas têm em comum: raízes, caules e folhas.

Que viagem tão gira pelo sistema radicular de uma beterraba! Isso mesmo, uma beterraba! A partir de agora, quando olharem para as plantas, vegetais e flores já vão saber o que é isso de caule e raízes. E para que servem. Cheios de entusiasmo, prosseguem na aula. Usando plantas verdadeiras, a professora Alexandra Madeira explica tudo com atenção e os alunos são encorajados a mexer, sentir, cheirar e a elaborar desenhos sobre o tema.

De volta ao ecrã interativo da Estação de Aprendizagem, os alunos continuam a sua viagem em tamanho minúsculo: “Estou a ver folhas em frente. Vamos entrar numa folha.”, diz o Samuel para a Samanta, os meninos virtuais que guiam os alunos das aulas Fastrackids. “A função de uma folha é apanhar luz do sol e fazer comida para a planta. Toquem no sol para mandar um raio de luz até à folha”. Seguindo as orientações do programa, os alunos, um a um, interagem no quadro, a parte da aula de que todos mais gostam. Transportam a semente para debaixo da terra, ativam os raios solares e o regador para ajudar a planta a crescer. Como as aulas são com poucos alunos de cada vez, todos intervêm neste processo.

A aula prossegue com desenhos ou filmagens em que os alunos falam sobre o que aprenderam e com a entrega da ficha para arquivar em casa. Nela, está sempre explicado em que consistiu a aula, palavras para descobrir e o que podem os pais fazer para dar continuidade ao processo de aprendizagem, enriquecendo-o. Por exemplo, é sugerido aos pais para que, ao comprar frutas e legumes, peçam à criança que pense quais os frutos com sementes e para que servem.

Agora todos já sabem!!!