Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

Aprender números e formas

A Matemática é o tema do primeiro módulo FastracKids deste ano e os alunos estão a adorar aprender números e formas de uma forma divertida.

Reconhecer formas geométricas em objetos do dia-a-dia foi um desafio interessante para os FastracKids. Os alunos identificaram a forma da televisão de casa, das janelas, torradeira ou almofada. São todos retângulos. Depois, há quem tenha tapetes redondos e quadros quadrados. Num exercício desafiante para quem só tem cinco anos, os alunos foram recordando as formas dos objetos, o que os ajudará a reconhecer e categorizar padrões e sequências. Isso é matemática! Depois disso, escolheram formas geométricas de um jogo de peças e desafiaram os colegas a encontrar objetos na sala com a forma escolhida.

O trabalho foi feito com a ajuda dos personagens da Estação de Aprendizagem. No quadro interativo, os alunos ordenaram os algarismos e as formas geométricas nas diferentes “gavetas” do quadro. Perceberam ainda como podem transformar uma folha de papel quadrada num triângulo, construíram formas com um pedaço de corda e, de olhos fechados, “adivinharam” formas que tinham desenhado previamente. Estão todos de parabéns!