Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

FastracKids exploram o planeta Terra

Todos a bordo na estação de Aprendizagem, que os FastracKids do Colégio dos Plátanos vão partir à descoberta dos animais do planeta Terra.

Nesta primeira aula do módulo de Biologia, os Fastrackids ficaram a saber que no nosso planeta Terra vivem muitas plantas e animais diferentes em ambientes distintos. O colibri e a avestruz, por exemplo, são o menor e o maior pássaro do mundo. Para terem uma noção da sua dimensão, os alunos desenharam a sua mão num papel ao lado de um desenho de um pequeno colibri. E observaram o tamanho da avestruz quando um desenho do seu corpo foi colado na parede. Que grande que é!

No quadro interativo da Estação de Aprendizagem, os alunos identificaram o ambiente específico de diferentes animais e a forma como se adaptaram fisicamente para lá sobreviverem. Depois disso, partiram à aventura. A bordo do veículo de exploração científica da Estação de Aprendizagem, os alunos viajaram até à Floresta Amazónica para observar os seus animais e os seus sons. Navegaram no rio Amazonas e ficaram a saber que é o maior rio do mundo. Da Amazónia foram para África e identificaram este continente num globo terrestre. Bem diferente da verdejante América do Sul, o deserto do Saara até parece não ter animais. Mas tem! É lá que vivem os dromedários, algumas cobras, lagartos, escaravelhos e fenecos.

O tempo está a passar e os alunos ainda vão dar um pulinho à Antártida. Porque é tão branquinha? Os FastracKids sabem a resposta. Porque tem muita neve e gelo. Aliás, mais de um terço da água da Terra está em forma de gelo precisamente na Antártida. Os alunos identificaram os animais deste continente. Pinguins, claro! Mas também as focas, orcas e muitos crustáceos.

Esta aventura terminou. O que lhes reservará a próxima?